quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Vidas em Perfil - Livro - Conceito

Para este projeto, foi-nos proposta a criação de um livro. Após fazer a pesquisa pedida pelas docentes de vários tipos de livros (livro de artista, concertina, pop up, pré-livro,….) tive duas ideias:
  • Fazer o livro em que os desenhos eram feitos com uma máquina de costura;
  • Construir um livro feito com cortiça em que os desenhos eram feitos com alfinetes e preenchidos com linha passando pelos alfinetes (deixo abaixo um dos exemplos que encontrei na internet ao procurar por “Sting Art”).


Decidi-me então pela ideia do livro de cortiça.
Faltando-me, assim, só o conteúdo do livro. Para mim, foi o mais difícil de encontrar uma vez que me era difícil conciliar a história com o tipo de desenho que pretendia. Na minha opinião, o livro ficaria melhor se fosse uma história infantil, adaptando-se bem ao desenho. No entanto, não estava a conseguir encontrar uma história da qual gostasse realmente de utilizá-la como base para livro. Procurei imensos livros infantis e websites: poesia infantil, histórias infantis, lengalengas, provérbios, fábulas,… não encontrando nada que me despertasse a atenção.
Pensei que o melhor seria não utilizar nenhuma história, somente os desenhos. Esta ideia levou-me à minha ideia final: silhuetas de pessoas em perfil, vários tipos de pessoas, todas com uma história por detrás, todas anónimas.
O título do livro seria: Vidas em Perfil

Sem comentários:

Enviar um comentário