sábado, 23 de novembro de 2013

Teoria da Gestalt

Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka

A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, nos princípios do século XX.
A teoria da Gestalt, considera os fenómenos psicológicos como um conjunto autónomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna.
A percepção não funciona por somatório de partes mais pequenas dos objetos percebidos, mas por totalidade. Os objectos organizam-se perceptivelmente numa estrutura global que determina a forma, a dimensão e a função das partes e, por outro, é determinada pelas próprias partes e pelas suas relações.

Existem três grandes princípios: 
  • Campo perceptivo;
  • Estrutura;
  • Forma.


Campo Perceptivo: Situação espácio-temporal, com características constantes em todos os seus pontos que é suporte dos fenómenos visuais, tal como: uma mesa, uma folha de papel, um monitor,...

Estrutura: Esqueleto mais simples que pode apoiar as características espaciais da forma e a relação entre as partes. É a maneira como se organizam as partes de um todo.

Forma: Zona do campo visual que se isola e que assim se destaca. Temos tendência para preencher mentalmente espaços abertos ou formas interrumpidas.

Leis básicas da Teoria da Gestalt:
  1. Semelhança
  2. Proximidade
  3. Continuidade
  4. Pregnância
  5. Fechamento
  6. Unificação
  7. Segregação
1 - Lei da Semelhança

A lei da semelhança dita que objetos que tenham características similares se agruparão entre si. Esta característica pode ser a forma, cor, direção, textura, etc.
Na imagem abaixo, a maioria das pessoas vê colunas de quadrados e colunas de círculos. Poucas pessoas vão associar isto como “uma linha horizontal onde quadrados e círculos se intercalam”.




2 - Lei da Proximidade

O cérebro tende a agrupar formas que estão próximas. Isto pode acontecer para formar o conceito do todo ou para formar grupos de uma composição visual.




3 - Lei da Continuidade

A Continuidade é a Lei da Gestalt a respeito da fluidez de uma composição. Se os elementos de uma composição conseguem ter uma harmonia do início ao fim, sem interrupções, podemos dizer que ele possui uma boa continuidade. Esta harmonia pode ser feita através de formas, cores, texturas, etc.




4 - Lei da Pregnância

Esta lei dita que objetos em um ambiente são vistos da forma mais simples possíveis. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada. 


(O anúncio da Leo Burnett criado para o Instituto Akatu brinca com a Pregnância da Forma. São tantos elementos na imagem que chega a ser difícil a compreensão de todos os elementos. Podemos classificar a imagem como uma composição de baixa pregnância.)


5 - Lei do Fechamento

Elementos são agrupados se eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente ver um objeto completo mesmo quando não há um.





6 - Lei da Unificação

Na lei da unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana pois preenchemos os espaços vazios instintivamente



Aplicação da Teoria da Gestalt na Arte:








Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário