Roy Lichtenstein nasceu a 27 de Outubro de 1923 e morreu no dia 29 de Setembro de 1997 com uma pneumonia. Estudou Belas artes na Ohio State University de Colombus , onde posteriormente se tornou professor e continua a profissão em mais algumas universidades até que em 1995 a sua carreira de pintor arrancou.
Fez a sua primeira exposição em 1951. Entre 1957 e 1960 oscilou entre o impressionismo abstracto e as histórias de banda desenhada. Em 1979 foi convidado a tornar-se membro da academia americana de artes e letras em Nova York, em 1995 ganhou a medalha nacional das artes em Washington. Foi-lhe atribuído o título de doutor honorário em várias universidades.
Lichtenstein integrou-se no movimento pop art. Para os seus quadros, Lichtenstein utilizava tinta acrílica. Privilegiou as cores primárias como o amarelo, o azul e vermelho em tons fortes brilhantes e planos delineados por um traço negro. Usou o recurso do pontilhismo, das linhas paralelas e a vantagem do baixo custo de impressão gráfica para produzir as suas obras. Lichtenstein brinca com os efeitos da trama óptica e com a composição convencional da sociedade americana. O objectivo central de Lichtenstein é fazer uma feroz crítica à sociedade norte-americana, tomada pelo consumismo. Roy Lichtenstein foi o mestre do estereotipo e o mais sofisticado dos artistas pop, quer pela capacidade de análise visual, quer pela ironia da exploração dos estilos passados.
Os principais utilizados no movimento Pop Art eram: tinta acrílica, látex, poliéster, produtos com cores intensas brilhantes e vibrantes, reproduzindo objectos do quotidiano em tamanho consideravelmente grande. Mas ao mesmo tempo que fazia a crítica, a pop art apoiava-se e necessitava também dos objectos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo como aconteceu por exemplo com as sopas Campbell de Andy Warhol. Os principais artistas da pop art foram: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, James Rosenquist.
video 1 - Diagram of an Artist: Roy Lichtenstein (9 mins)
video 2 - Roy Lichtenstein interview (1966) (11 mins)
Algumas obras dele:
Escultura:
Webgrafia:
Sem comentários:
Enviar um comentário