segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Conceito para o trabalho a concurso no Prémio Medeiros Cabral

 Tendo em conta que o tema é “Eu e os outros” comecei por pesquisar citações que tivessem a ver com o pretendido. Encontrei então a seguinte frase de François de La Rochefoucault:  “Bem se engana quem julga encontrar em si o bastante para dispensar os outros; e ainda mais quem pensar que os outros não podem passar sem ele.”
Achei a frase bastante interessante e decidi usá-la como base do meu trabalho, sob a temática do Egoísmo e do Egocentrismo.
Penso que é uma temática atual uma vez que cada vez mais as pessoas julgam-se/querem ser independentes mas esperam sempre que os outros sejam dependentes deles, sentindo-se assim mais importantes do que na realidade são, muitas vezes usando e abusando do seu poder.
Vou concorrer em escultura, sendo a minha ideia um homem sentado numa posição que demonstra o seu poder e superioridade enquanto está sentado numa pilha de corpos só apontados e deformados.
A pilha de corpos tem a intenção de transmitir a ideia de que eles (os corpos) precisam do homem “superior” enquanto que ele não precisa deles para nada, tratando-os como seres inanimados.
Este projeto tem como objetivos mostrar o Egoísmo e o Egocentrismo existente na nossa sociedade e que, algumas vezes, essa situação rasa o absurdo.
Para a construção desta escultura estava a pensar utilizar ligadura de gesso sob um suporte de madeira, arame e papel de jornal.

As medidas serão de 1m x 0.8m x 0.5m

Sem comentários:

Enviar um comentário