CONTEXTO HISTÓRICO
Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Europa viveu um período de instabilidade política, social e ideológica. A Revolução Russa, em 1917, levou a classe operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se sentisse ameaçado. A paz era tão incerta quanto instável. Os valores tradicionais passaram a ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de novas formas de analisar e representar a realidade.
Nesse contexto, dentre as diversas manifestações artísticas surgidas na década de 20, nasce o movimento surrealista como alternativa para um mundo angustiado, que acabara de vivenciar a "Grande Guerra" - como ficou conhecida a Primeira Guerra Mundial, pelo trauma profundo que causou na população europeia.
Num ambiente totalmente fragilizado, aparece o Surrealismo. Desestabilizado e destruturados de toda a ideia de cultura existente até então, propõe a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a sociedade; a deformação intencional da realidade
ORIGEM
Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Europa viveu um período de instabilidade política, social e ideológica. A Revolução Russa, em 1917, levou a classe operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se sentisse ameaçado. A paz era tão incerta quanto instável. Os valores tradicionais passaram a ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de novas formas de analisar e representar a realidade.
Nesse contexto, dentre as diversas manifestações artísticas surgidas na década de 20, nasce o movimento surrealista como alternativa para um mundo angustiado, que acabara de vivenciar a "Grande Guerra" - como ficou conhecida a Primeira Guerra Mundial, pelo trauma profundo que causou na população europeia.
Num ambiente totalmente fragilizado, aparece o Surrealismo. Desestabilizado e destruturados de toda a ideia de cultura existente até então, propõe a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a sociedade; a deformação intencional da realidade
ORIGEM
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que nasceu em Paris na
década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o
modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas
anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão mundial. Fortemente
influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud, o
surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa.
O Surrealismo questionava as crenças culturais então vigentes na Europa,
bem como a postura humana, vulnerável frente a uma realidade cada vez mais
difícil de compreender e dominar.
O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista,
feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto,
foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da
lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação
da liberdade de criação, entre outros.
CARACTERÍSTICAS DO SURREALISMO
•Amor ao protesto;
• Revolta contra tudo o
que reprimia a liberdade;
• Valorização do
improviso;
• Espontaneidade no
manejo da linguagem;
• Sem intenção de
realizar um trabalho artístico lógico e compreensível;
O surrealismo procurou superar os limites impostos à imaginação pelo pensamento comum e pelas conceções artísticas vigentes desde o Renascentismo.
Este movimento artístico dividiu-se em duas correntes:
A primeira consiste na deformação e sobreposição de imagens conhecidas criando assim objetos surrealistas, esta corrente surgiu da falta dadaísta de pré-julgamentos. Representada pelo artista Salvador Dalí. (representada pel´A Persistência da Memória)
O surrealismo procurou superar os limites impostos à imaginação pelo pensamento comum e pelas conceções artísticas vigentes desde o Renascentismo.
Este movimento artístico dividiu-se em duas correntes:
A primeira consiste na deformação e sobreposição de imagens conhecidas criando assim objetos surrealistas, esta corrente surgiu da falta dadaísta de pré-julgamentos. Representada pelo artista Salvador Dalí. (representada pel´A Persistência da Memória)
A segunda corresponde à libertação da mente, do inconsciente, sem qualquer controlo sobre a razão. Representada pelos artistas Joan Miró e Max Ernst. (. O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica). As telas saem com formas curvas, linhas fluídas e com muitas cores
ALGUNS ARTISTAS QUE PERTENCERAM AO MOVIMENTO DO SURREALISMO:
- SALVADOR DALÍ
Nas obras de Salvador Dalí encontramos:
A fusão e sobreposição de objetos;
A vasta expansão da paisagem;
A representação do tempo como resistente;
A representação das formigas que devoram tudo o que as rodeia;
A ilusão óptica.
A fusão e sobreposição de objetos;
A vasta expansão da paisagem;
A representação do tempo como resistente;
A representação das formigas que devoram tudo o que as rodeia;
A ilusão óptica.
The Persistence of Memory ,1931
Honey is Sweeter
than Blood, 1927
Female Bather, 1928
Accommodations of Desire, 1929
Playing in the Dark, 1929
The Great Masturbator, 1929
Paranoiac
Woman-Horse (Invisible Sleeping Woman, Lion, Horse), 1930
Premature
Ossification of a Railroad Station, 1930
Joan Miró utiliza símbolos que remetem para uma fantasia
Empregou os elementos como: os pontos, as linhas, alguns símbolos
Harlequin's Carnival, 1924-1925
Bottle of Vine, 1924
The Tilled Field, 1923
Catalan Peasant Head, 1924-1925
Person Throwing a
Stone at a Bird, 1926
Woman with Blond
Armpit Combing Her Hair by the Light of the Stars, 1940
- MAX ERNEST
Max Ernest associa as imagens de elementos demoníacos e ilógicos com outros eróticos e imaginários.
Family Excursions,1919
A little sick
horse's leg, 1920
Birds also Birds,
Fish Snake and Scarecrow, 1921
Oedipus Rex, 1922
Gala Éluard, 1924
- MARCEL DUCHAMP
Please touch, 1947
With My Tongue in
My Cheek, 1959
Study for "Given: 1. The Waterfall, 2. Illuminating Gas", 1949
- RENÉ MAGRITTE
As sua obra são pintada com tal nitidez que parece muitíssimo realista,
Caracteriza o amor surrealista
Os paradoxos visuais embora as coisas possam dar a impressão
de serem normais, existem anomalias por toda a parte.
The window, 1925
A famous man, 1926
Untitled, 1925
Fashionable people, 1950
The magician
(Self-portrait with four arms), 1952
- GIORGIO CHIRICO
The predictor, 1916
Philosopher and Poet, 1916
Metaphysical Interior with Biscuits, 1916
The Melancholy of Departure, 1916
The Archaeologists, 1927
The painter's
family, 1926
SURREALISMO EM PORTUGAL
O surrealismo em Portugal surge a partir de 1936, devido a experiências
literárias realizadas por António Pedro e alguns amigos.
Em 1947 Cândido Costa Pinto contacta com André Breton, recém organizado do Grupo
Surrealista em Paris e prepõe a criação de um mesmo grupo em Portugal. E é deste
desafio que irá nascer o Grupo Surrealista de Lisboa.
A primeira e única exposição do grupo teve lugar em 1949 onde participaram
António Pedro, António Dacosta, Fernando Azevedo, Moniz Pereira, Vespeira,
Alexandre O’Neill, e José Augusto França. A exposição foi motivo de escândalo e
alvo de ameaças policiais.
A iniciativa de censura por parte do governo agitou o meio artístico lisboeta que, no mesmo ano e no seguinte, teve mais duas exposições da índole semelhante, realizadas por um grupo de artistas desobediente.
A iniciativa de censura por parte do governo agitou o meio artístico lisboeta que, no mesmo ano e no seguinte, teve mais duas exposições da índole semelhante, realizadas por um grupo de artistas desobediente.
ALGUNS ARTISTAS PORTUGUESES:
- ANTÓNIO DACOSTA
António Dacosta utiliza os dispositivos surrealistas da livre
associação para gerar "imagens de uma realidade que
se sobrepõe ao quotidiano sem o negar, e antes obrigando-o a revelar o que esconde
na aparência das coisas e dos seres".
Cena Aberta, 1940
O Usurário, 1940
Serenata Açoriana, 1940
- MARCELINO VESPEIRA
Marcada por um acentuado
caráter erótico, dotada de grande sensualidade formal e cromática.
Utiliza de formas
contrastantes, redondas, pontiagudas, que lembra o corpo feminino
veremos
emergir corpos de mulher de grandes seios redondos, vulvas, falos erectos,
aves, flores, chifres...
Apertado pela Fome, 1945
Cadavre Exquis (Surrealist Group Collective Work), 1948
Carne vegetal, 1948
Parque dos Insultos, 1949
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